segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O sono

Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico!!!

A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidas algumas hormonas que desempenham papéis vitais no funcionamento do nosso organismo nomeadamente a melatonina, a GH, a leptina e o cortisol.

A GH, também conhecida como hormona de crescimento (Growth Hormone) atinge o pico de libertação na 3ª e 4ª fase do sono, fase essa caracterizada por um sono profundo. Esta hormona ajuda a manter a massa muscular, evita a acumulação de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Estudos provam que pessoas que dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo e, em consequência, a produção desta hormona.

A leptina é a hormona que ajuda a controlar a sensação de saciedade, pelo que as pessoas que sofrem de insónias tendem a ingerir maiores quantidades de hidratos de carbono.

A probabilidade de desenvolver diabetes também aumenta pelo facto da falta de sono inibir a produção de insulina pelo pâncreas, além de elevar a quantidade de cortisol, hormona do stress, que tem efeitos contrários aos da insulina, fazendo com que se eleve a taxa de glicose no sangue.

Quais os riscos da privação do sono?

A curto prazo podem aparecer sinais de cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória, raciocínio lento e dificuldade de concentração. A longo prazo a falta de sono pode manifestar-se pela falta de vitalidade, envelhecimento precoce, diminuição da massa muscular, enfraquecimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crónica da memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário