segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Modas & Milagres

Temos uma tendência para acharmos que tudo o que vem de fora é que é bom. Promessas de vida (quase) eterna os “súper” alimentos ganham cada vez mais força no mercado. Têm nomes pomposos, vêm do oriente e estão cheios de promessas.

Mas afinal o que são?

Bagas de goji, sementes de chia, sumo de noni ou sumo de mangostão, são alguns exemplos destes súper alimentos que têm efectivamente propriedade benéficas ao nosso organismo. Mas não existirá cá em Portugal alimentos igualmente benéficos com semelhantes propriedades? O que seria dos nossos avós, quando isto não existia?

A regra aqui é bom senso. Opte por fazer uma alimentação variada, dando preferência ao peixe em detrimento da carne, nomeadamente peixes azuis, excelente fonte de ómega 3.

Consuma a fruta e os legumes da época recorrendo aos mercados municipais ou às frutarias mais típicas. A natureza é sábia e se nos sintonizarmos com ela, já é meio caminho para obtermos os nutrientes essenciais para aquela altura do ano.

Desacredite-se de promessas ou resultados milagrosos. Tudo faz bem quando consumido de uma forma equilibrada. Lembre-se, a saúde começa por si, pelas suas opções de vida, pelas suas escolhas, não há soluções fáceis e rápidas.

...e continue a consumir os súper alimentos, como complemento de uma alimentação saudável!

Sem comentários:

Enviar um comentário